sábado, 23 de outubro de 2010

Meninas não choram


A Letícia (Fresno, Ticia, Le...), minha amiga da PUC, me emprestou um filme, chamado "Meninas não choram", lançado em 2002. É um filme alemão, estilo "Aos treze", ela gosta muito então me emprestou para eu ver.
Gostei muuuito! É estilo "Aos treze" sim, mas achei bem mais real e melhor.
"Meninas não choram" (Große Mädchen weinen nicht) é o primeiro filme da alemã Maria Von Heland. Conta a história de duas meninas de 17 anos que são melhores amigas desde sempre e estão crescendo e conhecendo um novo mundo: a vida real. Fazem novos amigos, conhecem lugares novos e têm novas experiências. Passam por problemas familiares e amorosos, e precisam uma da outra mais do que nunca para enfrentar a dura realidade. Pode parecer uma típica história sobre jovens, sexo, drogas e conflito com os pais, mas é mais do que isso, mostra o verdadeiro lado da mente de uma adolescente em crise e a importância de uma amizade para passar pela adolescencia.
As atrizes que fazem os papéis das protagonistas (Kati e Steffi) são Anna Maria Mühe, que fez sua estréia cinematográfica nesse filme e Karoline Herfurth (Girls, Girls, Girls). Elas atuam muito bem e mostram que existem verdadeiras e ótimas atrizes fora de Hollywood.
Há muitos momentos tensos e tristes, mas é o que deixa o filme bom e original. Eu chorei assistindo, mas também, em que filme eu não choro?
Eu gostei muito porque não é aquela história que a menina é uma santa, mas que por influências ruins acaba indo pro "lado ruim da vida", se drogando e transando com qualquer um. Não tem a ver com influências ou por querer "ser popular". Se baseia em passar por situações complicadas e marcantes, como ver seu pai com a amante. O filme analisa a mente do adolescente, que é frágil e chega a fazer coisas ruins, sem ter noção da gravidade de seus atos. Ao passar por momentos assim, a mente de um jovem entra em colapso e não sabe como lidar com a situação. 
É um filme muito interessante para entender melhor a cabeça de uma adolescente.

5 comentários:

  1. Nii, adorei seu blog! Continue postando, nao desanime, nem desista dele!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. gente, esse filme é maravilhoso, de ótimo gosto, vi várias vezes e recomendo!! beijos bruna

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Ana, estou usando um outro computador temporariamente, sendo assim não tive como logar. Ainda não assisti ao filme, resolvi apenas ressaltar uma passagem de seu post: "não é aquela história que a menina é uma santa, mas que por influências ruins acaba indo pro "lado ruim da vida", se drogando e transando com qualquer um" - bem, não vejo nada de errado com um 'tema' do tipo para um filme, isto não o torna ordinariamente clichê ou enfadonho. Poxa, isto é tao real e corriqueiro quanto "passar por situações complicadas e marcantes", como você citou. Enfim, Adious. \o

    ResponderExcluir