domingo, 31 de outubro de 2010

A Dúvida (Doubt)

Ultimamente ando assistindo muuuuitos filmes (minha faculdade estava em greve então eu não estava tendo aula), mas não consegui escrever sobre todos, aos poucos vou escrevendo e postando.
Sexta passada assisti "A Dúvida", estava em casa sozinha a tarde e esse filme estava passando na TV. Eu já queria ter assistido faz tempo porque teve várias indicações ao Oscar e a Meryl Streep, uma das minhas atrizes favoritas, é uma das protagonistas. Mas não sei por que, ainda não tinha assistido.
O filme se passa em 1964 em uma escola conservadora chamada St. Nichols, no Bronx. A diretora é a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), que é muito rígida e acredita em métodos antigos para haver disciplina na escola. A irmã James (Amy Adams) é a professora de história, muito jovem e ingênua, começa a suspeitar sobre a relação do padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) com Donald Miller (Joseph Foster), primeiro aluno negro a estudar na escola e conta para a irmã Aloysius sobre suas suspeitas. A partir disso a irmã Aloysius inicia uma luta contra o padre, tentando de qualquer maneira expulsá-lo da escola.
O elenco é incrível e todos atuam muito bem, mas achei a hostória meio cansativa. É interessante, essa questão da dúvida e até onde acreditar. O tema central é a possível pedofilia, porém, não há provas. E como saber quem é do "bem" e quem é do "mal", será o padre bonzinho, legal, que trata todos carinhosamente? Ou a irmã brava, agressiva, que briga com todo mundo?
A freira durante quase todo o filme acredita que o padre seja culpado e assume essa idéia como verdade absoluta. Mas é muito interessante quando vemos que até ela está com dúvida. É muito legal pois faz o espectador pensar e formar sua própria opinião sobre o possível caso de pedofilía.
O filme é de 2008, uma adaptação do livro que rendeu o prêmio Pulitzer ao dramaturgo John Patrick Shanley, e recebeu cinco indicações ao Oscar, de Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Melhor Atriz Coadjuvante (Viola Davis), Melhor Roteiro Adaptado (John Patrick Shanley).

Nenhum comentário:

Postar um comentário