domingo, 7 de novembro de 2010

Gran Torino

Acabei de assistir "Gran Torino" (2008) na HBOplus aqui em casa. Esse filme é incrível, muuuuito bom! Primeira vez que assisti esse filme foi no colégio, na aula de espanhol, normalmente meus professores não passam filmes muitos legais, mas fiquei impressionada com esse. Tinha que ser do e com o Clint Eastwood.
É a história de Walt Kowalski (Clint Eastwood), um veterano da Guerra da Coréia que acabou de perder sua mulher e mora sozinho em um bairro no qual a maioria dos moradores hoje em dia são imigrantes hmong, vindos do Laos. É um homem conservador e seu relacionamento com seu filho e sua família é muito superficial, seus netos se interessam mais pelas coisas materiais de seu avô do que pelo seu avô. Um dia, seu tímido e jovem vizinho Thao (Bee Vang), é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino. Walt impede o roubo, o que o torna contra sua vontade um herói para a vizinhança, principalmente para a mãe e a irmã mais velha de Thao, Sue (Ahney Her). Inicialmente ele não se interessa por seus vizinhos, acredita que eles invadiram seu bairro e que deveriam sair de lá, porém, ao ser obrigado a empregar Thao, Walt acaba se aproximando dele e de sua família hmong. É muito interessante a relação que os dois estabelecem, praticamente como pai e filho. Walt fica mais próximo da família hmong, com a qual tinha preconceitos, do que com sua própria família.
É um filme triste, fala sobre família, a amizade, a juventude, a velhice, a religião, a imigração e o preconceito que tudo isso engloba. Porém, também é possível rir muito, Eastwood usa o humor negro para deixar o filme mais divertido. O jeito de durão de Walt, querendo parecer bravo e rabugento deixa várias cenas engraçadas.
Há pessoas que não gostam do final do filme, falam que é muito sentimental. Bom, pode até ser sentimental mas eu achei que foi o final perfeito pro filme, gostei muito!
Eastwood sempre compõe as trilhas sonoras de seus filmes (antes de ator, era panista).  A música que toca ao final, no ínicio dos créditos, é ele que canta.
Clint Eastwood é muito bom, ele atua e dirige maravilhosamente. Já ganhou o Oscar quatro vezes, duas como Melhor Diretor e duas como Melhor Filme. É o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas. Já dirigiu outros filmes incríveis como "Menina de Ouro" e "Invictus".
Os atores que fazem Thao e Sue são bons, mas  achei que a atuação de Bee Vang poderia ser melhor. Já Ahney Her atuou muito bem, surpreendeu.
É um filme que vale a pena ser assistido!





Nenhum comentário:

Postar um comentário